quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Chocolate

-----------------

"Eu só quero chocolate.
Theobroma cacao, vulgarmente chamado de cacau, que significa árvore de vida, é o principal ingrediente do chocolate, que antigamente era conhecido por "tchocolatl".

Benditos sejam os Astecas que descobriram o cacau, bendito seja Colombo que levou para a Europa a semente e finalmente benditos sejam os Holandeses que desenvolveram o pó achocolatado e presentearam o mundo com um sabor indiscutível.

Não importa se é preto, branco ou amargo, se vem com castanha, avelã ou caramelo, as vezes não importa nem a marca. Só o fato de ser chocolate já agrada.
Um cookie nunca vai ser tão apetitoso se não tiver os pedaçinhos de chocolate, um petit gâteau jamais estará completo sem o bolinho recheado de chocolate, o que seria do brownnie sem chocolate e a calda de chocolate?
E de fato não existe festa de aniversário sem os famosos e irresistíveis brigadeiros.

Uma caixa de bombom representa uma infinidade de sentimentos. Em determinados momentos é capaz dizer muito mais que qualquer outra palavra diria. Caixas de bombom vêm com inúmeros significados, pedidos de desculpa e até de casamento, demonstração de carinho, e serve até para aqueles presentes de última hora.
Seja onde, quando e para quem for, chocolate sempre agrada.

Talvez minha loucura tenha algum sentido, afinal não é de hoje que o chocolate tem seu lado romântico saciável.
Por aqui sempre me bato com "chocólatras" não assumidos, mas tão loucos quanto eu. Talvez devesse me fundamentar na publicidade que gira em torno do chocolate, novelas, filmes e comerciais.
Quem nunca quis ser o Charlie de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e sonhou achar o tão desejado bilhete dourado e visitar a fábrica de Willy Wonka?
Ou a abertura da novela da Globo "Chocolate com Pimenta", bastava começar para ficar com água na boca.

Na publicidade os personagens da M&M`s viraram estrelas de cinema e que achar o "vermelho perdido" era como procurar tesouro em terra de piratas, a vaca lilás da Milka é conhecida mundialmente e é o maior símbolo relacionado ao chocolate.
E entre tantos motivos definitivamente minha loucura tem uma razão.

"Eu só queria saber, vem com cafeína, endorfina, seratomina e feniletilamina?"
Certo pode até soar estranho, mas no meu chocolate eu faço questão dessas substâncias. Afinal elas são responsáveis pela minha loucura por chocolate. Meu reino para que elas continuem a fazer o papel delas em aumentar minha felicidade, diminuir minha tensão e saciar meu desejo.

Confesso olhar a quantidade de calorias é indispensável, já que em um nível igual ao de loucura por chocolate, tenho pavor de passar o verão tendo que correr da praia e me esconder em calças.
Sim esse é o motivo pelo qual me encanto tanto por chocolate, é essa variação no meu sentimento de desejo e de arrependimento, ora amor, ora ódio. Mas é assim uma mistura incomum de peso na consciência com felicidade, satisfação e prazer.
É como se diz no popular "enquanto eu não acho o homem certo, me divirto com os errados." Só sei que seja como for, a verdade é que de todo o jeito eu só quero chocolate. "


Joana Hellmeister.

3 comentários:

  1. Agradeço a participação da Jojo.
    Mto bom o txt... bjinhos e obrigado!! =)

    ResponderExcluir
  2. tks... a inspiração vem da vontade!!! :)

    ps: Coyote, agora sim o layout está bacana, simples e clássico.

    ResponderExcluir