segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Mídias Sociais

O mercado de marketing na web se mantem em constante crescimento sobre diferentes meios, informações e público.

As Mídias Sociais possuem um enorme poder em formar opinião, e podem ajudar a construir ou destruir uma Marca, um Produto ou uma Campanha Publicitária.
O seu cliente não absorve mais a propaganda do seu produto como antes. Hoje ele verifica na Internet todas as informações sobre seu produto e serviços antes de realizar qualquer compra. E ele busca estas informações nas experiências de outros clientes através de diferentes Mídias Sociais.

A Marca não se constrói mais em uma única mídia, o seu esforço de Marketing e Vendas está constantemente sendo testado por seus clientes através da Internet. Assim se você está alheio as Mídias Socias, é muito provável que sua Marca e seus produtos estejam a deriva na Internet, dependentes da opinião dos Internautas, sem que você tenha o menor controle sobre o que falam de sua Empresa.

Assim para conseguir, não só que a Internet fale bem de sua marca e produtos, mas para evitar que ela fale mal, você tem que estar a frente deste processo.
Cabe a sua empresa gerar informações que permitam a seus clientes, atuais e futuros, conhecerem e terem experiências positivas com sua Marca e seu Produto.
Para isso você tem que estar presente e ativo nas Mídias Sociais, de forma a que possa criar sua própria imagem e reagir a ataques a ela antes que eles tomem conta da Internet.

As mídias sociais são um fenômeno que não pode mais ser desconsiderado pelas empresas. No Brasil, com cerca de 50 milhões de pessoas acessando a Internet, mais de 80% dos internautas participa de algum tipo de rede social, e nesta mesma proporção lêem blogs regularmente.

Mas como todo novo fenômeno de mercado, as empresas ainda estão se adaptando a esta realidade, e na maioria dos casos não sabem como agir, principalmente nas relações públicas e na comunicação empresarial.

Toda empresa deve controlar os ímpetos dos ansiosos, e criar um sério e consistente planejamento de comunicação nas mídias sociais, e sair do imobilismo dos conservadores, entendendo uma realidade que incomoda: Não cabe a empresa decidir se entra ou não, pois os consumidores vão falar da empresa e de seus problemas, queira ela ou não.

Se a empresa não participar, ela será engolida pelas mídias sociais e não terá como se defender.

Além disso, não participar significa também deixar de falar com milhões de consumidores, sobre sua marca e seus produtos e consequentemente uma possível e considerada perda de mercado e redução dos negócios. Pensem nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário